segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sobre campanhas eleitorais, vassouras e ratos!

Sim, a vassourinha do jingle da campanha eleitoral de Jânio Quadros, candidato da UDN para presidência da república em 1960 aparece a cada quatro anos nas campanhas eleitorais. As vezes de forma explícita, outras não, com ritmos diferentes, mas com o mesmo viés de cinquenta anos atrás, "Varrer a Bandalheira!".

Em ano eleitoral escândalos envolvendo o dinheiro público, dossiês, caixa dois, mensalão, vem à tona e é nesse momento que a idéia de moralizar a vida pública, que a ética e a moral são apresentadas aos eleitores como práticas políticas primárias, primordiais atreladas ao projeto de governo, seguida de discurso contundente de combate à corrupção, aquele velho discurso, que foi tema para a campanha de Jânio e que ganhou ritmo de marchinha: "varre, varre, vassourinha, varre, varre a bandalheira, que o povo tá cansado de sofrer dessa maneira".

Seria muito bom se tudo isso acontecesse, principalmente se o aparato criado para limpar fosse utilizado para este fim e não para ilustrar jingles e campanhas.

Porque, num mundo onde vassouras e bandalheiros coexistem, ratos fazem a festa!

Um comentário:

  1. Oi Aldine! É para se ficar escandalizado mesmo, parece que nada muda, mas agora nas eleições podemos tentar deixar alguns desses ratos fora de Brasília. Dá uma conferida no meu blog também: http://marcio77ribeiro.blogspot.com/
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir